quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SAIBA AQUI DICAS DO QUE ESTUDAR

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
SAIBA AQUI DICAS DO QUE ESTUDAR
GUIA DE ESTUDOS
Saiba quais os assuntos mais cotados para os vestibulares públicos e privados e como administrar o turbilhão de emoções criado pelas provas
Então preste bastante atenção, para saber se está afiado ou se precisa dar uma revisada nesta ou naquela matéria.
Para começar que tal falar de PORTUGUÊS, área que costuma contar muitos pontos para qualquer vestibulando? Ao responder essas questões, é bom ter consciência que a GRAMÁTICA deixou de ser cobrada isolada. Em outras palavras, a famosa decoreba caiu em desuso e deu lugar para a contextualização das normas gramaticais. " A pessoa precisa aplicar as regras em diferentes tipos de textos, como o publicitário, o jornalístico e o científico.É essencial perceber o uso da Lingua Portuguesa como instrumento de comunicação"
Sendo assim, o estudante  tem de ficar ligado na interpretação dos textos. E estar em dia com alguns tópicos: regência verbal, utilização correta das linguagens formal e informal, colocação de pronomes relativos, concordância nominal e verbal, inadequação de elementos de coesão, como os pronomes demonstrativos, e a ambiguidade que pode ser causada por uma pontuação errada.
Passando para as pergunats de LITERATURA , se a universidade tem uma lista de leitura obrigatória, vai exigir só as obras que indicou, junto com as características dos períodos em que foram publicadas.
É fundamental tomar cuidados com os livros com os livros que estão nas relações dos processos seletivos há muito tempo, porque as questões básicas já foram feitas. Sempre haverá algo mais profundo, inusitado.
Agora se a instituição de ensino descarta a lista de leitura obrigatória, a tática é dominar as características principais de todas as escolas literárias. A mais explorada é o Modernismo, por meio de autores como Carlos Drumond de Andrade, Clarice Linspector, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa.
Independente de existir lista ou não, as perguntas de Literatura costumam pedir, além de interpretação de texto, as figuras de linguagens contidas nas obras e um pouco de intertextualidade. Ou seja,: " A conexão entre um texto literário antigo e talvez uma música contemporânea"
MAIS PORTUGUÊS
Para a REDAÇÃO, a dica é ficar de olho nas notícias que ganharam maior evidência na mídia, pois são grande as chances de virarem temas de dissertação de vários vestibulares. Entre as apostas estão a Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher, os impactos ambientais provocados , por exemplo, pelo vazamento de petróleo e as eleições deste ano, que podem render debates sobre o valor do voto e a liberdade de expressão para a imprensa e para os humoristas.
"Ao abordar a notícia do momento, o examinador que ver se a pessoa sabe se posicionar e sugerir soluções para um problema. A maioria dos vestibulandos conhece os assuntos superficialmente. A falta de leitura leva à falta de argumentos na hora de defender um ponto de vista"
Uma boa estratégia é o estudante tentar expor sua opinão oralmente, em situações cotidianas.Com esse exercício, vai sentir mais facilidade para colocar as idéias no papel.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.  
No que se refere a reforma ortográfica, os vestibulares estão divididos. Enquanto alguns aceitam apenas as novas regras, outros permitem que o candidato decida se escreve conforme as normas antigas ou atuais. O aconselhável é seguir a nova grafia. Mas se dá para optar por uma ou outra, o melhor é adotar a mesma do início ao fim da prova.
INGLÊS
A compreensão do texto também pesa bastante aqui. As questões costumam usar como fontes jornais e revistas dos Estados Unidos e da Inglaterra, com destaque para Times e Newsweek. E a  partir disso os processos seletivos cobram o conhecimento gramatical. Tópicos importantes são voz passiva, discurso direto e indireto, condicionais e função sintática dos pronomes relativos .
Mesmo que a pessoa entenda muito de Inglês não pode deixar de observar os detalhes do texto, como datas e fontes. Para quem tem dificuldade com o indioma, recomenda-se ler primeiro a pergunta, porque é em português e dá pistas sobre o que está escrito no artigo ou na reportagem em inglês.
BIOLOGIA
A evolução dos animais e vegetais deve inspirar algumas perguntas dessa disciplina. É interessante recapitular a genética clássica , principalmente a herança quantitativa.
Os assuntos ecológicos também prometem dar as caras. Estão na lista: poluentes e efeito estufa, cadeias, teias e pirâmides alimentares e ciclos biogeoquímicos - o do gáz carbônico (CO2) pode vir associado com o efeito estufa.
Ainda há probabilidade de os vestibulares exigirem a divisão celular, a fisiologia animal com ênfase na parte hormonal, e a classificação tradicional dos vegetais. "A recente reclassificação dos reinos Animal, Vegetal e Protista não entra por enquanto"
QUÍMICA
As perguntas de Quimica Orgânica cresceram bastante de um tempo pra cá, a ponto de equivalerem a 50% do conteúdo cobrado em diversas provas. "O examinador espera que o candidato enxergue os compostos orgânicos no dia-dia.Um exemplo é o desenvolvimeto de medicamentos".
Em função disso, sempre é bom dominar tópicos como síntese protéica, oxidação(processo de envelhecimento), propriedades do petróleo e a relação entre célula, DNA e proteína.
Tratando-se da Química Não Orgânica, podem aparecer as reações de óxido redução e suas aplicações na industria, a poluição ambiental - especialmente o problema da chuva ácida - e a retrossíntese. Neste último caso, é bom ressaltar a reciclagem do alumínio, na qual o Brasil é pioneiro.
FÍSICA
A palavra de ordem aqui é Energia. Os processos seletivos tendem a explorar as fontes renováveis - solar, eólica... além das formas de economia. Aí entram os avanços tecnológicos. Alguns deles são as televisões que utilizam recursos para poupar energia como LCD, Plasma, LED e OLED (LED Orgânico) .
Em paralelo, pode haver questões sobre os problemas ambientais gerados pela obtenção de energias tradicionais. Um deles é o aquecimento global.
Por falar em TV, o som e a imagem de alta definição (HD) devem ser enfocados. Também estão com força total assuntos como inclusão digital e tecnologia da informação em geral. "A pessoa precisa entender das inovações que agilizaram a comunicação e a transmissão de dados. Vale citar o lase e as fibras óticas na internet".
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.  
MATEMÁTICA 
O que tem caído bastante nessa disciplina é Geometria: em maior parte a Espacial e Plana, com suas áreas. A Analítica aparece em menor escala. Outros assuntos de peso são Trigonômetria, Porcentagem, Matriz e Determinante. Sem contar a Álgebra, que requer atenção redobrada com os sistemas lineares, as funções, equações e inequações.
As questôes estão inspiradas na vida real não ficam presas ao campo hipotético. Elas se tornaram mais fáceis, porque, ao invés de pegarem a Matemática pura, a misturam com Geografia etc.
Essa Multidisciplinaridade pede que a pessoa pense de Jeito Global. 
HISTÓRIA
Os processos seletivos tem hábitos de abordar os fatos com datas redondas, que são aqueles que completaram 10,25,50,100...Em detalhe: o aniversário do acontecimento pode se dar tanto no ano da prova quanto no ano anterior ou no próximo - na prática, entre 2009 e 2011.
Com base nisso, deve se apostar em perguntas sobre democracia, pois estamos num ano eleitoral e, em 2009, a república brasileira fez 120 anos.
Os vestibulares devem explorar nossos primeiros presidentes, a época em que a mulher conquistou o direito de voto e as primeiras eleições do País
Outros tópicos cotados são os 50 anos da inauguração de Brasília - com link para o Governo Juscelino Kubitschek - as seis décadas do satélite Sputinik e da chegada do homem à lua, os 80 anos da crise de 1929, os 10 anos do ataque às Torres Gêmeas e as duas décadas da queda do muro de Berlim. Esse último fato remete ao enfraquecimento do socialismo e ao início da globalização ( mundo conteporâneo)
Por causa dos problemas recentes no Oriente Médio, a criação do Estado de Israel também pode ser cobrada. 
GEOGRAFIA 
Nos anos anteriores, o país que mais inspirou as questões dessa disciplina foi a China. Faz bem revisar os seus contrastes regionais e sua situação econômica. Afinal, se transformou no principal parceiro de negócios do Brasil e a expectativa é de que, até dezembro, ultrapasse o Japão, assumindo o posto de segunda maior economia do planeta.
Existem chances de os exames ainda aproveitarem os recentes terremotos no Haiti, no Chile e na China para falar das placas tectônicas . No âmbito nacional as bolas da vez são a coversão do Brasil na oitava potência mundial e a produção de petróleo. "Compreender as características da nossa economia é primordial. O pré-sal puxa perguntas sobre relevo, probabilidade de impactos ambientais e projeções de crescimeto interno.
Para completar, os conflitos atuais no Oriente Médio - com destaque para as causas palestinas - o fortalecimento do narcotráfico no México, a independência de Kosovo e suas relações com a Guerra dos Bálcãs. 
                                                     
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
  Boa Sorte!
Renata Perez
Coordenadora Ensino Médio

2 comentários:

  1. Parabéns Equipe pelo empenho e compromisso com a Escola
    O sucesso de cada um dessa comunidade são conquistas que me alegram e engrandecem cada vez mais essa linda GALERA DO CAPITÃO, vc são SHOW DE BOLA!!!!

    ResponderExcluir
  2. AGRADECEMOS o reconhecimento Professora Celia, estamos trabalhando para sempre ter o melhor. estagiário IgorYNF

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog